Pular para o conteúdo principal

FREIO EVOLUTIVO


Ao que parece, a humanidade usou mais do que devia, no século 20, do seu ciclo evolutivo, e é consenso de que muita coisa se criou e se descobriu ao longo desses 100 anos. Infelizmente, o surgimento de várias ideologias, ao mesmo tempo em que a ciência e a tecnologia explodiam em inovações, apareceram para contaminar a mente das pessoas, fazendo com que as mesmas abrissem mão da lógica para dar lugar aos sonhos, muitas das vezes delírios confundidos com possibilidades. E esses tentáculos ideológicos alcançaram o globo, como podemos observar na TV e na internet. Não há lugar no mundo protegido contra as ideologias, sejam de esquerda, em sua maioria, ou de direita. E qual é a pior? Eu não sou um cientista político; nem um grande filósofo ou sociólogo; nem teólogo ou jornalista; eu sou uma pessoa comum, assim como você, e gozo de algo inerente à todos nós seres humanos: intelecto.


Desde que eu saí da escola, em 1993, passei por muitas coisas na minha vida, ao mesmo tempo que o nosso país atravessou essa onda ideológica progressista, sendo divido não mais em classes sociais, mas em bandeiras de ditas minorias. Enquanto estudei, nunca percebi que entre meus colegas tinham mulheres, homens, pretos, gays, crentes, ateus ou seja lá o que tenham sido; todos eram iguais. Quem era gordo era gordo e não se ficava apontando as coisas que ele poderia ou não fazer, ou apontar as causas e consequências para a vida dessa pessoa. Enfim, na escola, por exemplo, estávamos preocupados com as notas. Felizmente, não existia ideologia entre as matérias. Ao longo dos anos em que tivemos um governo alinhado com ideologias progressistas marxistas comunistas, parece que o QI nacional sofreu os seus efeitos, pois como o próprio título deste post sugere, quando você abraça uma ideologia, você está abrindo mão daquilo que é mais sagrado na sua vida, que é o direito de livre pensamento; você não mais irá analisar os fatos e tirar suas próprias conclusões, você estará sendo só mais uma voz de determinada causa que não usa de base nenhum estudo científico que a sustente. Um exemplo: ideologia de gênero. Mas não é o objetivo tratar desse assunto em específico, fica pra outra oportunidade.


No segundo semestre do ano passado, eu voltei a ler. Como tenho tempo enquanto estou no vagão do metrô, comprei o Kindle para não desperdiçar essa oportunidade de investir em conhecimento, e uma das coisas que eu mais gosto de ler é Platão. Fico impressionado de como Sócrates e os filósofos da antiguidade, já pensavam e discutiam coisas que levariam séculos para serem estudadas, e sempre com muita coerência. Aliás, umas das maiores injustiças que vem acontecendo ultimamente, é jogar a culpa dessa onda esquerdista no curso de filosofia. De fato, os que se tem feito nas universidades brasileiras é subverter o objetivo da primeira ciência que a humanidade desenvolveu. Sem a filosofia não teríamos chegado até aqui. E já que toquei na parte sobre educação, é aí que está o problema ideológico; é aonde mora o perigo; é aonde eu não concordo. Coisas como ideologia de gênero não devem ser discutidas com crianças; talvez com adolescentes, mas eu não acho que já exista maturidade de pensamento para se discutir coisa dessa natureza que afeta diretamente as famílias. Quem está numa faculdade, fazendo um curso superior, já tem alguma condição de discutir o assunto e saber se defender de doutrinação. Quando um determinado segmento da sociedade, ideológico, consegue aprovar leis que obrigam aqueles que não estão alinhados à essas idéias, a aceitar os seus argumentos, mostra que a democracia está em processo de morte.


Chegamos ao momento em que até o STF, que deveria julga, dentro do que está amparado pela Constituição Federal, legisla, provando que ideologias deixam as pessoas inaptas. Lembro de um episódio aonde um senhor, colega praticante de karatê-do, candidatou-se à um cargo político, nesse momento de grande polarização, justamente pelo PT. Óbvio, muitas críticas e algumas defesas, pois esse partido está até o pescoço atolado em corrupção (os outros ainda estão se safando), mas eu disse que conhecia o caráter dele(pelo menos como karateca) e que até votaria nele; o fato de ele ser de esquerda não seria um obstáculo, pois o que eu não aceito são as ideologias; com as políticas sociais eu posso até concordar, com algumas ressalvas. Mas, eis que ele veio terminar uma postagem dizendo: "mais ideologias!". Aí não dá, né!

Precisamos aprender a estabelecer o equilíbrio entre direita e esquerda, pois você vai ter dificuldade de limpar a própria bunda se quiser usar apenas umas das mãos, por achar que só um dos lados é o certo.

O que me faz ser anti-comunista é justamente a convicção que eu tenho de que você não precisa ser igual a mim, tão pouco gostar das mesmas coisas que eu gosto e quero para a minha vida. Você é livre para escolher o seu caminho e fazer o que acha melhor para os seus filhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"MAY THE FORCE BE WITH YOU"

Morreu o produtor dos primeiros filmes de Star Wars. Morre com ele, mais uma cabeça que sabia usar da imaginação, para fazer arte no cinema. Meus mais sinceros agradecimentos à Gary Kurts , que morreu aos 78 anos, de câncer, nesta segunda-feira, 24 de setembro de 2018.     E u estava planejando falar sobre outro assunto, mas agora a pouco eu dei de cara com essa notícia e não tinha como não falar sobre o sobre. Logo eu, que cresci assistindo aos filmes de Star Wars, e poucas são as pessoas, se comparadas aos milhões de fãs de hoje, que tiveram um contato tão íntimo com a franquia ao longo de mais de trinta anos. Não, eu não sou qualquer um para falar de Star Wars. Eu posso falar com propriedade e total conhecimento de causa.     Quando eu entendi-me por gente, lembro que morava no Rio de Janeiro e tenho uma vaga lembrança de uma série de Star Wars, com aquele aspecto de novela, aonde o Chewbacca estava num salão e chega um camarada com um buraco no topo do crânio, que eu s

COLOCANDO OS PINGOS NOS IS

Eu sei que é extenso e polêmico quando tratamos de certos assuntos e por questões éticas eu não irei entrar no mérito da questão de alguns. Sobre "bater" nos filhos, as pessoas precisam entender que existe uma grande diferença entre agredir e corrigir. Quem agride uma criança indefesa merece sim cadeia, mas os pais também tem o dever de punir um filho quando ele está errado, palmada não vai matar ninguém, até porque sabemos que a punição é uma forma de demonstrar amor e preocupação quanto ao futuro dele. A falta desse direito dos pais empurra o país para um futuro ainda mais sombrio, podem esperar. Eu mesmo nunca precisei bater no meu filho, mas existem crianças que não são fáceis de controlar. Quanto a essa atenção exagerada que Os Direitos Humanos prestam aos criminosos, já chegou a um ponto escandaloso. E as pessoas de bem, e os seus direitos de ir e vir, de ter educação, saúde e tantos outros dos quais somos privados. A privação desses direitos básicos também é uma

O NORDESTE NÃO É DE NORDESTINOS

Qual o motivo de tanta gente ter raiva de uma parte do povo brasileiro que nunca se negou para o trabalho, nem para encarar as dificuldades da vida, que nessa região são as mais severas?     P assado o primeiro turno das eleições, pude ser testemunha do sentimento de repulsa, de muita gente, que jogou a culpa de irmos para um segundo turno, no povo do nordeste. Porque? Por acaso não viram as manifestações em massa de pessoas que apoiaram o candidato que não era de esquerda? Ou simplesmente aproveitaram o momento para humilhar seus irmãos, que para as pessoas das regiões centro-oeste, sudeste e sul, são considerados inferiores? Será que você, que fez essas acusações ou piadinhas, merece mesmo ter um presidente que mude a sua vida pra melhor, se nem mesmo você foi capaz de fazer uma mudança nos seus, considerados, valores? "Nordestino tem é que se foder  mesmo !"    Essa foi a frase que um colega meu, a quem eu muito prezo, soltou ao meu lado sem ao menos lem