quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Em 3D desenha-se



A curiosidade era grande de poder ver esses dois trabalhos. Confesso, porém, que eu esperava mais de Avatar. Ainda não consegui ver aonde estão nove indicações à estatueta pelada que tantos sonham. Depois das últimas edições, percebi que o Oscar está tornando-se o prêmio menos importante da sétima arte.James Cameron já provou ser um diretor que faz bilheteria. Mas, ainda tem muito o que aprender no quesito "arte".Prova disso é Titanic, de 1998, que conseguiu 11 prêmios. Não sei como!!! Na verdade, até sei. Só queria tirar a glória de Bem-Hur, de 1959. Na minha opinião a maior de todas a produções. Sem essa de computação gráfica pra facilitar a vida dos diretores ou baratear custos.

Cameron já mostrou que sabe dirigir produções feitas em ambiente 3D. Assim, é muito fácil. Quem assistiu ao extras do dvd do Titanic sabe do que eu estou falando. Em 3D tudo é possível. Tudo mesmo! Agora convenhamos, faltou criatividade para conceber aquele povo que mais pareceu uma mistura de índios moicanos regueiros, pintados de azul. Pô, estava na cara de onde ele tirou aquelas cenas deles montados nos cavalos, com arco e flecha nas mãos e dando uivos. Putz! Ele devia ter, humildemente, ter peço umas dicas para George Lucas.
Aquela cena em que tentavam salvar a vida da doutora parecia que todo mundo estava escutando The Gladiators, ou Bob Marley depois de puxar um puta de um baseado. Todo mundo doidão...
Justiça seja feita! O lance da ligação deles com a natureza foi demais. Gostei muito daquilo. A floresta florescente, as montanhas flutuantes, mesmo já tendo visto em jogos de PS2 foi bacana. Fica fácil pra um diretor sentado numa cadeira, no “arcom”, com todo conforto dizendo, mais ou menos, o que fazer para os designers 3D. “Muda aqui! Muda ali!” Acho que ele não sujou nem o solado dos calçados de terra. Avatar, definitivamente, é um desenho com algumas cenas filmadas.
2012, em minha opinião modesta, atropelou Avatar, por que mostrou como misturar cenários reais com virtuais. Aí requer talento de todos! Do cinegrafista, iluminador, maquiador, montador, diretor, contra-regra, designer 3D... Filme é isso! Tem atuação de pessoas que sabem o que é representar e não pontos de luzes em roupas especiais para simular movimentos.
Foi mais um filme de catástrofe? Foi! Mas o melhor de todos.
Em Avatar foi necessário um apelo muito grande para criar-se um ambiente emotivo. 2012 conseguiu isso facilmente por que tem elementos que estão no nosso dia a dia. Família. Relacionamento de pais e filhos, princípios morais e por aí vai.
Vale a pena conferir estes dois grandes filmes. Assim, vocês podem tirar suas próprias conclusões.
Nove indicações ao Oscar? Desculpem-me, mas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário