Pular para o conteúdo principal

QUANDO ESCUTO MÚSICAS ROMÂNTICAS


Eu não sei você, caro leito, mas tenho o hábito de perder-me em devaneios da minha mocidade quando escuto algumas músicas, vezes e outras encontradas nas horas em que perco dedicadas ao Youtube. Parece que foi ontem que eu tinha 18 anos, momento em que apaixonei-me pela primeira e única vez, mas que não rendeu frutos. Também, meu último ano na escola em que eu tanto amei, a Fundação Bradesco, e que grandes momentos proporcionou-me. Claro, de lá saí com a mãe do meu único filho, hoje às vésperas de completar 22 anos. Parece que foi ontem.


Eu costumo dizer que se voltasse ao passado, até antes do nascimento do meu filho, com certeza eu não mudaria nada. Como sabemos, considerando a teoria da viagem no tempo: se você pudesse mudar qualquer coisa que seja no passado, o futuro certamente mudaria drasticamente. E eu sou um pai muito feliz com o filho que tem. Depois de seu nascimento, estaria tentado a mudar algumas vírgulas de lugar, até porque ninguém vive sem arrependimentos.

É, escutar músicas românticas do anos 80, década que marcou a transição da minha infância para a adolescência, é algo quase inexplicável. Eu penso nas vezes em que entrei num fliperama pela primeira vez; quando ia passar finais de semana na casa de minha falecida vozinha Mãe Zeca, aonde brincava com meu primos até tarde da noite, com muitas conversas à luz de lamparina; andanças pelo Bairro de Fátima e Parque Amazonas, nos dias de chuva; quando minha mãe e meu pai foram morar no interior do Maranhão, por conta do trabalho dele, e eu e meu irmão mais velho ficamos separados. Ele morando na casa de uma tia nossa, e eu na casa de uma amiga dela. E das vezes em que fomos passar férias em São Pedro de água Branca (aí tem bons causos); lembro dos meus anos de ginásio no Colégio Coronel Raimundo Sadock Costa, até 88. Quando eu já colecionava a Espada Selvagem de Conan, que iria perdurar por 15 anos. Em 1989, entrei na Fundação Bradesco. Mas essa é outra parte da história, que um dia espero poder contar com detalhes.

Parece que o mundo, hoje, perdeu a magia e romantismo que tinha. Nos cinemas e na música, a quantidade de lixo é assustadora. Não existem grandes nomes do Rock, das baladas românticas, música clássica... o que está acontecendo com as pessoas? Parece que até o final dos anos 80, era proibindo fazer música e filmes ruins.


Daí você pergunta o porque de eu está contando essas coisas. Não é por nada em especial, apenas uma leve vontade de desabafar. Chega um instante que ficar olhando o feed de notícias do Facebook, cansa. Ninguém diz nada, só compartilhamento de memes e vídeos... O chat está jogando às traças, porque não existe mais assunto a ser tratado. Claro, as pessoas tem as suas vidas para viver! As redes sociais, definitivamente, separaram as pessoas e não ha mais nada que possa ser feito.
Eu não estou mais mais morando na minha terra natal. O saudosismo é, certamente, fortalecido por mais esse fator.

Pergunta: já parou para olhar para a sua vida hoje? Você está feliz? Está fazendo alguém feliz?

A linha do tempo segue. E nós, pessoas, somos pontos no meio do caminho, bem curtinhos e breves como um piscar de olhos. Lembre-se disso!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"MAY THE FORCE BE WITH YOU"

Morreu o produtor dos primeiros filmes de Star Wars. Morre com ele, mais uma cabeça que sabia usar da imaginação, para fazer arte no cinema. Meus mais sinceros agradecimentos à Gary Kurts , que morreu aos 78 anos, de câncer, nesta segunda-feira, 24 de setembro de 2018.     E u estava planejando falar sobre outro assunto, mas agora a pouco eu dei de cara com essa notícia e não tinha como não falar sobre o sobre. Logo eu, que cresci assistindo aos filmes de Star Wars, e poucas são as pessoas, se comparadas aos milhões de fãs de hoje, que tiveram um contato tão íntimo com a franquia ao longo de mais de trinta anos. Não, eu não sou qualquer um para falar de Star Wars. Eu posso falar com propriedade e total conhecimento de causa.     Quando eu entendi-me por gente, lembro que morava no Rio de Janeiro e tenho uma vaga lembrança de uma série de Star Wars, com aquele aspecto de novela, aonde o Chewbacca estava num salão e chega um camarada com um buraco no topo do crânio, que eu s

COLOCANDO OS PINGOS NOS IS

Eu sei que é extenso e polêmico quando tratamos de certos assuntos e por questões éticas eu não irei entrar no mérito da questão de alguns. Sobre "bater" nos filhos, as pessoas precisam entender que existe uma grande diferença entre agredir e corrigir. Quem agride uma criança indefesa merece sim cadeia, mas os pais também tem o dever de punir um filho quando ele está errado, palmada não vai matar ninguém, até porque sabemos que a punição é uma forma de demonstrar amor e preocupação quanto ao futuro dele. A falta desse direito dos pais empurra o país para um futuro ainda mais sombrio, podem esperar. Eu mesmo nunca precisei bater no meu filho, mas existem crianças que não são fáceis de controlar. Quanto a essa atenção exagerada que Os Direitos Humanos prestam aos criminosos, já chegou a um ponto escandaloso. E as pessoas de bem, e os seus direitos de ir e vir, de ter educação, saúde e tantos outros dos quais somos privados. A privação desses direitos básicos também é uma

O NORDESTE NÃO É DE NORDESTINOS

Qual o motivo de tanta gente ter raiva de uma parte do povo brasileiro que nunca se negou para o trabalho, nem para encarar as dificuldades da vida, que nessa região são as mais severas?     P assado o primeiro turno das eleições, pude ser testemunha do sentimento de repulsa, de muita gente, que jogou a culpa de irmos para um segundo turno, no povo do nordeste. Porque? Por acaso não viram as manifestações em massa de pessoas que apoiaram o candidato que não era de esquerda? Ou simplesmente aproveitaram o momento para humilhar seus irmãos, que para as pessoas das regiões centro-oeste, sudeste e sul, são considerados inferiores? Será que você, que fez essas acusações ou piadinhas, merece mesmo ter um presidente que mude a sua vida pra melhor, se nem mesmo você foi capaz de fazer uma mudança nos seus, considerados, valores? "Nordestino tem é que se foder  mesmo !"    Essa foi a frase que um colega meu, a quem eu muito prezo, soltou ao meu lado sem ao menos lem